Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-SC e Sindsaúde vão ao Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu, após interdição ética parcial feita pelo Conselho Regional de Medicina

O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass retomou a totalidade dos atendimentos nesta quinta-feira (13). O retorno foi feito por meio de um Mandado de Segurança protocolado na Justiça Federal.

14.11.2025

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Santa Catarina (Sindsaúde/SC) esteve no Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu, na tarde de quarta-feira (12), para acompanhar os desdobramentos da interdição ética parcial realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) na unidade. A fiscalização do Coren-SC foi representada pela enfermeira fiscal Jenifer Nesso e pela Coordenadora de Fiscalização, enfermeira Teresa Gaio.

Atualização: Nesta quinta-feira (13), o hospital retomou a totalidade dos atendimentos. O retorno foi feito por meio de um Mandado de Segurança protocolado na Justiça Federal. Com o retorno dos médicos aos postos de trabalho, também fica normalizada a atuação do restante da equipe da unidade.

Confira imagens da ação:

Na quarta-feira, a interdição ética havia impedido novas internações médicas nos leitos de UTI e setores de alta complexidade, preservando o atendimento aos pacientes já hospitalizados. Diante da medida, o Coren-SC buscou esclarecer como ficaria a distribuição das responsabilidades assistenciais, garantindo que os profissionais de Enfermagem não sejam expostos a atribuições que extrapolem suas competências legais.

Atendendo à solicitação dos trabalhadores, o SindSaúde/SC protocolou o pedido de fechamento temporário da porta de entrada da emergência obstétrica, a fim de assegurar condições seguras de trabalho e evitar sobrecarga da equipe durante o período de restrição médica.

A enfermeira Teresa Gaio destacou a importância da atuação preventiva e protetiva do Conselho:

“Nosso compromisso é garantir que os profissionais de Enfermagem atuem dentro dos limites éticos e legais da profissão, sem riscos adicionais decorrentes de uma sobrecarga assistencial. Estamos vigilantes para assegurar a segurança dos trabalhadores e a qualidade da assistência prestada à população.”

Os profissionais de Enfermagem continuarão exercendo suas atividades normalmente, respeitando os protocolos assistenciais vigentes, compatíveis com suas habilitações e treinamentos.

O Coren-SC, por meio de sua equipe de Fiscalização e do Departamento Jurídico, seguirá acompanhando de perto todos os desdobramentos da situação no Hospital Helmuth Nass. O Conselho permanecerá atuante para orientar, amparar e garantir o pleno exercício profissional da Enfermagem, assegurando condições éticas e seguras de trabalho aos profissionais e contribuindo para a manutenção da qualidade da assistência prestada à população.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...